- home »
- Acontece »
- noticia
acontece
Indústria Sucroalcooleira Artigos
O aço inoxidável está presente nos equipamentos das usinas sucroalcooleiras desde o início do PROÁLCOOL - Programa Nacional do Álcool, instituído em 1973. Nos últimos anos, o consumo de aço inoxidável em usinas de açúcar tem crescido de forma expressiva fruto do bom desempenho do material nos diversos processos industriais e da sua vantajosa relação custo-benefício.
Nas usinas, os estágios de fabricação que provocam maior desgaste nos equipamentos são: a entrada da cana, pelo fato de esta conter muita areia e a moagem, o desgaste também é provocado pelas características do processo, predominando problemas de corrosão por pites, corrosão em frestas, microbiológica, além da corrosão generalizada. Entretanto, a correta especificação do aço inoxidável contrubui para um desempenho superior e, até mesmo a eliminação da corrosão. além da corrosão e do desgate, o maior prejuízo é o surgimento de "pontos pretos" - óxidos e partículas ferromagnéticas desprendidas do aço-carbono, comprometendo a qualidade do produto, causando a diminuicao do seu preço de venda.
Se, na fabricação do açúcar, o aço inox ainda segue concorrendo com outros materiais, a tendência de substituição é um caminho sem volta e um processo natural considerando que essa indústria integra o setor de alimentos. A informação procede quando levamos em conta as inúmeras vantagens em termos de higiene: o inox reúne qualidades imprescindíveis no contato com o alimento, como a inércia química (não altera o sabor nem a cor dos alimentos), evita a proliferação de bacteérias e possibilita alto grau de limpeza.
Fonte: www.abinox.org.br